segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Espaço de sala de aula e suas multiplas relações

Nossas Escolas vivem uma crise silênciosa e sem precedentes. Ainda não sabemos o que ensinar e nem para quem ensinar.
O espaço de sala de aula se tornou um ambiente confuso: alunos fugindo dos conteúdos curriculares e de todos os seus aparatos (leitura, escrita, exercícios, provas) e professores correndo atrás do tempo para cumprir metas.
As relações são multiplas, porém dispersas, na maioria das vezes antogânicas e sempre conturbadas. Os sujeitos não se entendem, as aula não se desenvolvem, os professores e os alunos se isolam em seus afazeres individuais e quando coletivo, pouco contribuem à cultura do estudo.
Acredito que temos que respensar a cultura da sala de aula, precisamos repensar as relações humanas no ambiente escolar, ou então não iremos romper a crise que se instalou na educação.
Temos a clareza que os espaços de sala de aula não são apenas conteudisticas, mas também sociais e para tanto precisa melhor ser sistematizado em seus currículos e metodologias, para assim favorecer uma relcionar-se com os outros e com o ambiente, que não se finalisa na sala de aula, de modo a não individualizar o ensino e nem a sociedade. De modo a possibilitar uma convergência de aprendizados e de ensinos.
Assim, definir o que ensinar pressupõe não só elencar os conteúdos científicos, mas também e principalmente os sociais, que envolve o que temos, o que somos, o que queremos (alunos/professores, escola/socieade). Somente desta maneira as relações, que são multiplas e humanas e sua diversas implicações (de gênero, etnia, educação ambiental, educação especial, etc) cominharão para uma convergência de interesses no mínimo consensual, mas principalmente coletiva, pois a sala de aula, a escola, a socieade se fazem de sujeitos em suas multiplas relações e relacionar-se pressupõe transforma e ser transformado e não dar para relacionar-se sem respeitar e ser respeitoado naquilo que já sabemos e qeremos.
(Marcos Frazão - Pedagogo e Esp. em Saúde e Ciências Sócio Ambientais)

Nenhum comentário: